Pintura de Silvestre Raposo na Casa Museu João de Deus ,em S. Bartolomeu de Messines





Silvestre Luís Varela Raposo nasceu em Vila Nova de S. Bento - Serpa.
É licenciado em Artes Plásticas Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Professor de Design Gráfico na Pós Graduação do INUAF - Instituto Universitário Dom Afonso III em Loulé.
Foi membro do Conselho Pedagógico da Faculdade e da Assembleia Geral da Universidade Clássica de Lisboa.
Foi director da Galerias Municipais de Arte em Moura e Mourão, onde organizou e dirigiu mais de 80 Exposições.
Professor em vários Cursos Livres de Arte, nas áreas de Pintura, Desenho, Fotografia e Audio Visuais. Formador pelo IEFP, tem participado em Formações, nas áreas de História de Arte, Sociologia da Arte, Desenho e na Formação Pedagógica de Formadores.
Autor de poemas editados nos Vol. XI e XIII da Antologia "Poiesis" da Editorial Minerva de Lisboa. Autor de Contos nas Colectâneas "Laços de Palavras" e "Inquietação" da Editorial Minerva - Lisboa.
Autor do livro de poemas sob o título "Nas Margens do Sonho" com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues e introdução de Sérgio Sá.
Autor do livro de Fotografia "Moura - Contrastes de luz".
Autor do Livro de Poemas "Caminhos de terra e mar" editado por Taller del Poeta, em Espanha - Galiza - Pontevedra.
Autor de ensaio, em fase de acabamento, sobre Estudos de Arte e Sociologia da Arte, onde aborda problemáticas das leituras e linguagens da comunicação, na Arte Contemporânea. É ainda autor, como crítico, de textos sobre obras de arte e obras literárias, em várias páginas web e jornais.
Membro da Académie Européenne des Arts - Secção de Portuguesa, Sócio da Associação Portuguesa de Poetas, da Associação Cultural Cuid'Arte e do Grupo 90. É autor de inúmeros Trabalhos de Pintura, Fotografia, Design e algumas Esculturas, de onde se destacam - o Painel de Pintura do Serviço de Finanças de Mourão, as telas da Caixa Agrícola de Aljustrel, as peças escultóricas dos "Prémios Salúquia às Artes" da Câmara Municipal de Moura e do "Prémio ao Melhor Aluno" do Instituto Universitário Dom Afonso III de Loulé, bem como, vários Logotipos e algumas capas e ilustrações em livros.
Galardoado com alguns prémios em Fotografia, Artes Plásticas e Design, participou em mais de 90 exposições individuais e colectivas...
sobre a sua obra ...
Da Poesia, em "Nas Margens do Sonho", diz Urbano Tavares Rodrigues
... poesia, por vezes diarial, simples registo de pensamento e emoções, que tem o mérito de embelezar a vida de quem produz como derivativo do quotidiano e comunica com os muitos cúmplices desse prazer... que nos fala apaixonadamente de liberdade e amor da fome e sede de muitas coisas... e por tudo aqui deixo afectuoso testemunho em sintonia com a sua mensagem.
E diz Sérgio Sá
... o poema não é um acto diletante nem um acaso mero... é resultado de um saber próprio acumulado e da acção do seu pensamento.
Silvestre Raposo é Homem que pensa e sente e em consequência sofre como todos os poetas... como deixa transparecer... mas onde renasce também a esperança... que leva o poeta a acreditar na utopia... sonho a que alude com frequência, parecendo confiar na "certeza" de António Gedeão e fá-lo na sua liberdade... com versos de notória singeleza desprovidos de retórica que rejeitam a rima rebuscada... e não deixam estas páginas de envolver... o desejo... de que aqueles que ainda acreditam... se apercebam de que não estamos sós.
Sobre os seus Poemas e Fotos diz Ylia Kasama
... he visto tu arte en tu blog; poesias, fotografias... mas es una alegría conocerte a través de tu trabajo, de tu creatividad, de lo profundo y sensible que escribes. Me han gustado tus poemas y las imágenes, son de verdad hermosas. Todos tus poemas son intensos, me han hecho vibrar, Testamento me ha tocado el corazón.
...,sino que haces poesía con las fotografias ... Esos juegos de luces en tus fotografias son todo un poema. Me encanta la fotografia... siento que cuando uno fotografia algo, no es lo físico, sino lo que uno desea. Es "Hacer infinita la esencia de lo que se ve" con los ojos del alma y tus fotografias son eso... Gratias por tu arte... y de los "Poetas, Poemas e Sonhos" queda que "Al fin y al cabo el amor es más largo que un beso y la libertad del escrito es sólo viento".
Catálogo da Exposição "Blogues" - de 8 a 31 de Março de 2007
Design e Composição: Silvestre Raposo
Impressão: Câmara Municipal de Silves
Imagem da Capa: D. Quixote e o seu escudeiro Sancho.
grm

27 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Grande cv que tem o artista.

Deve ter sido cá uma trabalhêra escrevere iste tude. :)))

A 'Dona da Casa' e a 'trupe' estã de parabens ca festa foi muita nice e ê gosté muite de conhecer todes mailo artista convidade.

Prontes... já abardiné ca 'Patroa' gosta assim, nei?

Tomem lá bejes.
I.

Silvestre Raposo disse...

Cá tou pra agradeceri tudo canto fizeram por mim. Gabriela obrigado pela atenção, pelo carinho e por este post tã pronto e tã linde...tenhe de pagari esta diveda.......Beges

Páginas Soltas disse...

Tenho o prazer
de ver alguns quadros expostos aqui neste Blog...quadros esses, pincelados poeticamente... pois atravez deles sentimos a alma do poeta e artista!
Quanto ao seu CV....digamos que me sinto orgulhosa desta vasta obra...pertencer a um alentejano,
não só conhecido no nosso país como além-fronteiras!

Silvestre... aqui deixo o meu muito obrigada por seres como és e quem és!

Abraço amigo da
Maria

Teresa Durães disse...

claro que a tela mais bonita é a da "Caturra".

E a fotografia de Silvestre Raposo na esquina com a tela mais bonita? ah!!!! Azul e uma lnda ave!!!!

Tenham paciência, as outras telas e demais público estragam o enquadramento!!!

:)))))))))))))))))

Isabel Magalhães disse...

Teresa;

Fica-lhe bem esse 'bairrismo'! :)))


*** I.

Silvestre Raposo disse...

qual bairrismo ,minhas gandas malucas?!
no meio de mecêas estou eu digníssimo berbere que muito se preza ... por Allah! ... nã m'amesturem com gente arrevezada ,case contraire avoam desta ensposição JÁ!!!!!!!

e quem tem a cheve do estaminé ,mecêas sabem quem é ,sabem? atão ,astrevam.se!!!!

al.jib ,o berbere.

Silvestre Raposo disse...

esta é a minha homenagem/surpresa

.
.
.

ou o meu agradecimento num beijo ao amigo Tuaregue

.
.

e a todos os que ,de uma maneira ou outra ,contribuiram para este momento de magia

.

em parte prejudicado pela quantidade de actos públicos a decorrer quase em sucedâneo

gabriela rocha martins

Silvestre Raposo disse...

é bem parecia que ista na ficava por aqui........beges tem um emalio

Silvestre Raposo disse...

e nã ficou nã senhora ,mas agora premete que nã face más das minhas .agora só ponhe os links qu'atireie pr'andare a fazere estas gracinhas .más amanhã é mete.los todes .é premete e palavra de escutêre.mirim vale muite

bêjes .vou.me pr'á sossega!eheheehe

al.jib ,o berbere encarnado ( esta é pr'a ti Myladi!!! ) na gabriela r martins

Teresa Durães disse...

(mas r enlouqueceu de vez???)

ah! mulher, qual meio, no meio está o Rapozão, à frente das telas que pintou e deixa de ciumeiras!!!

bejes

Isabel Magalhães disse...

O que vale é que eu sou testemunha que o berbére al-jib só bebe água! :)))

Ó Home de Alá, atão vocemecê já troca o simultâneo com o sucedãneo? E apossasse do nick do 'Mestre'? ê nã m'acredito! Iste com tante 'caminho' já é preciso um mapa de estradas. :)

Vai na volta a MG pegou-lhe a 'surmenage'! eheheheheh! Cuidade, olhe qu'a prái umas 'surmenages' muite apegadissas.

Mas prantes... gosti muite dos eslaides e das legendas. O berbere leva jêto, sim senhori.

Ó Melo diz boa noite:

- Bô nôte!


lol e bejes. eheheheh!

spring disse...

olá

se gostam de cinema venham visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima

Silvestre Raposo disse...

nã troqui nada ,Miladi!
nã averam comemorações em simultâneo mas em sucedâneo... tavem todas enfiadas umas das outras ,más n'avia nenhuma em cima d'outra ,per isse mecêa nã m'adesminta! raie da mulhere!!!!!

e é nã tenhe nada o nick do Tuaregue ... lá tá a mulhere toda assanhada c'a ciumite - e ósedepôs vem a ave agoirenta logue da su defesa - atão mecêa nã sabe qu'este blogue tem um nick da quemadre Weguinha ,más do cumpadre Tuaregue e meu? atão este blogue nã é fête p'agente os três? atão come é qu'agente apostava nã me dige ,ahn?!

Silvestre Raposo disse...

Caturra!!!!
arre qu'és têmosa! 'stã três quadres ó lade uns dos outres - o teu ,o meu e o da isabel - qual é o que tá do meie ,hem? é o MEU . o do Tuaregue Raposão tá do outre lade da sala . um tá d'enfrente do teu .o outre tá do outre estreme .a fica.te a sabere qu'é nã tenhe ciúmes ,nã sou.me come umas que dizem não a sentirem do sim ,óviste?

vá toma bejes!

Silvestre Raposo disse...

os dois últimos comentários foram colocados por mim .poço desculpa por não ter assinado

al.jib ,o berbere ( vulgus gabriela r martins - o r é só para marafar a Caturra )

Silvestre Raposo disse...

*peço

gabriela r martins

Isabel Magalhães disse...

Ok. prontes, sucedâneo é! e as minhas desculpas muite humildes, mas sabi o compadre berbere ê na o adesminto mas éi c'o outro senhor o da coltura disse que ía de abalada pra outre evento e vai daí ê pensei - mal, tasse meme a veri - que era em simultâneo.

Agora essa de terem que postar todes co memo nome é quê na entendo mas isse é permondes do mê estado de loirite aguda, só achê 'stranho que postasse c'o nick caminhos. Prontes! :)

Mas arrepare ó berbere al-jib, ê face parte dum blogue internacionale de 192 países e cada um posta co sê nome. O compadre berbere tem que m'axplicar isse bem explicadinhe quê ainda na percebi bem.

Cant'ós ciúmes... cais ciúmes... cais carapuça! ê na tenho ciumes havera de ter ciumes permondes de quei? tamem na percebi nada que mecê poxe prái a dar instruções à Caturra, pra dreta, pra esquerda, tá em frente, tá do centro, tá na sei adonde quê já tenho as nhas mãos todas abaralhadas, mas acho que deve seri da fome que a janta tá atrasada.

Olhe fique-se bem e tome lá bejes que mai logo ê volto pra saber a arresposta.

Unknown disse...

oh ... esta casa tá linda... ameceas na gostam da decoração?

bejesss

Silvestre Raposo disse...

agostames munte...na só da decoração...tameim das comentadoras...eheheh

Isabel Magalhães disse...

ailéh;

Ê cá goste mute de TUDE... TUDE! Calquer dia ê mude-me de cães e bagages cá pra estas bandas do Garbe.

Tomem lá bejes e adevidem! :)

Isabel Magalhães disse...

Olha... agora é quê na sei quem é este «caminhos» que gosta tameim das comentadoras.

Que grande confusão. Valha-me o Allah!

Teresa Durães disse...

Isabel Magalhães,

isto do "Caminhos" é uma trama p'ra por a gente toda amarafada.

Mas como sou Lusitana não ligo aos que pensam (e insistem) serem mouros e terem uma visão unidimensional do espaço ;P

bejes

Silvestre Raposo disse...

Milladi esse ultemo caminhos é Tuaregui o otro é Berbere...
Teresinha agosti dessa da visão unidimensional do espaço, na sê o que queri deseri mas tá bonite..
Beges

Isabel Magalhães disse...

Tuaregue caminhos;

olhe que mecê tirou-me as letras das teclas... não sei o que quer dizer isso da visão unidimensional do espaço mas tb achei bonito.

tb lhe queria dizer outra coisa... nesta musica há uma senhora que fala um "inglês very british, indeed"! :)))

kiss kiss.
Lady Mi.

Teresa Durães disse...

o de serem mouros eheheheh uma linha recta da história unidimensional. Nã se pode contrariar gente assim lololol

Teresa Durães disse...

p.s. se por acaso andam com problemas de identificação de identidade, 'a'recomendo-lhes medico. eu agora sou uma caturra abatida, mas graças às tecnicas de clonagem apareci de novo com mais poderes: laranja-limão!

Silvestre Raposo disse...

Teresinha Caturra ...obrigado..."somos todos um"... eheheheheh gosto de ver-te com humor
beges

 
    eXTReMe Tracker

A arte é um antidestino - André Malraux